Em maio deste ano, carcereiros da França fizeram um protesto contra a superpopulação das prisões, bloquearam acesso a presidios em todo o país. Aqui, há pouco se divulgou a verdade dos presídios no Espirito Santo… estavam detidos em conteiners, em condições humilhantes e desumanas.

A França foi considerada o pior país europeu em administração prisional e os carcereiros brigam por condições melhores, impedindo o crescimento do problema.
Ora, se a mentalidade do agente penitenciário é crer que o papel dele é punitivo, lá é cobrar estrutura plausível para a reeducação dos punidos.
O Rio de Janeiro agora estuda a viabilidade de privatizar a administraçãao dos novos presídios, seja na construção ou no gerenciamento, isso exige muito mais que vontade e decisão politica, envolverão  questões jurídicas e até trabalhista. Uma reformulaçao completa que deve ter objetivos claros e transparencia em todo o processo.

Será que as celas lotadas contribuem para a reinserção social?

Acredito que a necessidade de mudança, com apoio e coordenação de psicologos, sociológos, administradores e advogados para reconfigurar o sistema presente.

Segundo informaçoes do Conselho Nacional de Justiça, (CNJ), cerca de 30% dos 400 mil presidiários no Brasil estão de forma irregular. Deveriam estar livres. Aprendendo mais a errar….

No Pará, colocaram uma menina em uma cela com homens…

Faz sentido um usuário de droga ou alguem que roubou pra comer ao lado de Fernandinho Beira-Mar?

Há muitos que aniquilam os nossos sonhos quando realizam “mensalões” e tiram do povo a oportunidade de conseguir ter O SIMPLES DIREITO DE VIVER DIGNAMENTE, com saúde de qualidade, uma boa escola para o seu filho, saneamento básico…. e não estão em celas cheias e de cócoras pensando o que vai comer no dia seguinte ou como vai arranjar o dinheiro para imunizar seu filhos da meningite….

Pensamos o quanto um prisioneiro custa anual para o país… pode ter certeza que não é mais o que um corrupto gasta em uma semana…

Gostaria de achar e devolver a consciência dos injustos.

Vamos copiar o modelo da penitenciária de joinville (SC) com iniciativa privada e Estado, com equipe multidisciplinar que garante assistencia médica, pedagogica, psicológica e consultórios odontologicos. Por que não  se espelhar no que é bom?